Olá! 3º ano: 300, 301, 302 e 303
Estou apresentando o projeto Hibridações Culturais, que será trabalhado dois temas de suma importância para todos nós: a cultura indígena e a cultura africana. Ambas são parte da nossa matriz brasileira (junto com a cultura européia - oriunda do colonizador). Então, esse será um estudo de dois meses (data das apresentações à combinar no mês de junho), pois exigirá estudos, pesquisa, ensaios e muita organização para a apresentação. Estou colocando os grupos a seguir, para que vocês identifiquem as preferências e habilidades de vocês para a realização das tarefas a serem cumpridas.
O livro didático de Arte "Percursos da Arte" é nossa fonte de estudo básica, porém, obviamente, teremos muitos outros locais à pesquisar, inclusive a web.
PROJETO HIBRIDAÇÕES CULTURAIS DO BRASIL
TEMA CULTURAS INDÍGENAS
Equipe
- Apresentação: 1. Slides show com imagens da arte e cultura africana p. 16-17 Introdução
histórica p. 15-16, 18-19. Essa equipe será responsável pela Introdução teórica
e contextualização, fazendo participações de chamada dos trabalhos (mestres de
cerimônia e apoio e organização. Equipe PesquisAção
Equipe: Conexões p. 40, 41 (formato de apresentação de jornal)
Equipe: Mapa Conceitual - das tribos indígenas no Brasil: p. 42, 43
Equipe: Arte e Artefatos indígenas (cestaria, pintura e adorno corporal): p. 20, 21, 22, 27 (Exposição destes artefatos)
Equipe:
Objetos - arte contemporânea: p 24 -25, 44-45 – produção de trabalhos
artísticos ; Rituais p. 26, 28, 29
Equipe: Canto
e instrumentos indígenas: p. 36, 37
TEMA CULTURAS AFRICANAS
Equipe Introdução: slides show p. 48-49. Introdução histórica: p. 50, 51. Essa equipe será responsável pela Introdução teórica e contextualização, fazendo participações de chamada dos trabalhos (mestres de cerimônia e apoio e organização. Equipe PesquisAção.
Equipe Objetos artísticos: imagens das páginas 50, 51, 76, 79, 60, 61 (Exposição)
Equipe Introdução: slides show p. 48-49. Introdução histórica: p. 50, 51. Essa equipe será responsável pela Introdução teórica e contextualização, fazendo participações de chamada dos trabalhos (mestres de cerimônia e apoio e organização. Equipe PesquisAção.
Equipe Objetos artísticos: imagens das páginas 50, 51, 76, 79, 60, 61 (Exposição)
Equipe Máscaras
e rituais p. 52, 53 e Esculturas de madeira p. 54, 55 (Exposição)
Equipe Performance
(Árvore da relembranças e instalação percursos da memória) p. 58, 59
Equipe Contexto e criação – Pesquisa de Campo: 64-65;
Equipe Tambor de Crioula: 66-67; (apresentação convidados)
Equipe Danças Afro- brasileiras 68-69; 70-71; 72-73 – coreografias elaboradas pelos alunos.
Equipe Pinturas e padrões p. 56, 57 (oficina de tatuagem removível com tinta para pele). Desfile de moda: “Black is beautiful” p. 75
Equipe conexão (bancada de jornal): p. 74,75, 76, 77, 78
Encerramento do projeto com a peça musical “Navio Negreiro Presente”: Baseada na música interpretada por Maria Betânia: Navio Negreiro/Um índio.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=DuP8jft4K3g
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não devem ser ofensivos e de cunho preconceituoso referentes a credo, raça, religião, política, orientação sexual e time de futebol.