terça-feira, 10 de abril de 2018

"ELES ME ENCHEM DE ORGULHO!"

Olá! Vamos fazer uma retrospectiva do ano passado?





Embora muitas da vezes vocês se mostrem resistentes nas atividades práticas propostas durante as aulas de arte, o resultado invariavelmente é: criativo, consistente, crítico, surpreendente... Portanto, na verdade, a falta de interesse é as vezes só falta de confiança em si mesmo, medo e em alguns casos a preguiça  mesmo rsrs. 
Mas faz parte, eu, professora Monica, enquanto educadora de Artes Visuais, estou aqui para estimular e propor processos de criação, e vocês - me encherem de orgulho mesmo! 
Estarei aqui colocando alguns trabalhos (visto não poder postar todos, por questões de quantidade, já que são aproximadamente 450 alunos ao todo sob minha responsabilidade), não pretendendo aqui também fazer diferenciação qualitativa dos mesmos, mas uma exposição virtual simbólica de algumas ações de práticas artísticas, oriundas de conteúdos estudados em sala de aula durante o ano de 2017. As propostas partem de estudos de: representações do corpo na Idade Média e Renascimento, perspectiva, Modernismo no Brasil, as Vanguardas Europeias e técnicas de escultura em Sabão. 

  • PERSPECTIVAS DO COTIDIANO
Proposta lançada de realização fotográfica com uso do celular e utilização de aplicativos de manipulação da imagem disponíveis em aplicativos de Smartfones. O motivo foi a pesquisa da lei da perspectiva linear, usada pelos renascentistas, só que em criações visuais digitais. Os trabalhos a seguir partem dessa orientação.

Fonte: Livro Arte em Interação


                            



























  • MADONAS
Estudos feitos sobre o Renascimento também originaram os exercícios de releituras realizados a partir de uma atividade proposta pelo livro didático Arte em Interação, p. 178. Na atividade a proposta intitulada "Visões do Corpo" pede-se que se faça uma análise comparativa entre duas obras de temática -  Madona, só que uma imagem do período do Renascimento e outra da Idade Média. Ver imagem abaixo.
Fonte: Livro Arte em Interação

Então, os alunos poderiam criar trabalhos de releitura respeitando a temática, e usando as tecnologias disponíveis e o contexto mais próximo as suas "realidades". Os resultados foram produções que abordaram o aborto, a mendicância, a gravidez na adolescência, o uso de drogas, etc.












VANGUARDAS EUROPEIAS 

Paralelamente aos estudos sobre as Vanguardas Europeias com alunos do 3º ano, houve a proposta de realização de um trabalho prático sobre os temas de cada equipe. Os temas foram: 

  • Dadaísmo 








  • Arte Pop



 



  •  Surrealismo 


 
                                                                                       

  • Fovismo



 

  • Futurismo




  • Cubismo





Modernismo no Brasil

 



Faltam trabalhos não cedidos pelos alunos para exposição, e também muitos alunos não realizaram a atividade proposta, logo, essa é uma amostragem do que foi possível catalogar para uma exposição a ser realizada com o título: Eles me enchem de orgulho! (data e local em planejamento ainda).

Esse ano, outros trabalhos criativos de alunos audaciosos, talentosos e inventivos surgirão... aguardem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não devem ser ofensivos e de cunho preconceituoso referentes a credo, raça, religião, política, orientação sexual e time de futebol.