segunda-feira, 23 de abril de 2018

Projeto de Estudo Culturas Híbridas em Contexto

Olá alunos do 3º ano!


Como combinado, estou colocando aqui o link de acesso ao documento em PDF do projeto Culturas Híbridas em Contexto, segue o link PROJETO CULTURAS HÍBRIDAS EM CONTEXTO
Escolham suas equipes,

Boa semana para todos!

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Projeto: Hibridações Culturais

Olá! 3º ano: 300, 301, 302 e 303


Estou apresentando o projeto Hibridações Culturais, que será trabalhado dois temas de suma importância para todos nós: a cultura indígena e a cultura africana. Ambas são parte da nossa matriz brasileira (junto com a cultura européia - oriunda do colonizador). Então, esse será um estudo de dois meses (data das apresentações à combinar no mês de junho), pois exigirá estudos, pesquisa, ensaios e muita organização para a apresentação. Estou colocando os grupos a seguir, para que vocês identifiquem as preferências e habilidades de vocês para a realização das tarefas a serem cumpridas. 
O livro didático de Arte "Percursos da Arte" é nossa fonte de estudo básica, porém, obviamente, teremos muitos outros locais à pesquisar, inclusive a web

PROJETO HIBRIDAÇÕES CULTURAIS DO BRASIL

TEMA CULTURAS INDÍGENAS

Equipe - Apresentação: 1. Slides show com imagens da arte e cultura africana p. 16-17 Introdução histórica p. 15-16, 18-19. Essa equipe será responsável pela Introdução teórica e contextualização, fazendo participações de chamada dos trabalhos (mestres de cerimônia e apoio e organização. Equipe PesquisAção
     
     Equipe: Conexões p. 40, 41 (formato de apresentação de jornal)

     Equipe: Mapa Conceitual  - das tribos indígenas no Brasil: p. 42, 43
   
      Equipe: Arte e Artefatos indígenas (cestaria, pintura e adorno corporal): p. 20, 21, 22, 27 (Exposição destes artefatos)
      Equipe: Objetos - arte contemporânea: p 24 -25, 44-45 – produção de trabalhos artísticos ; Rituais p. 26, 28, 29

       Equipe: Canto e instrumentos indígenas: p. 36, 37


TEMA CULTURAS AFRICANAS

Equipe Introdução: slides show p. 48-49. Introdução histórica: p. 50, 51.  Essa equipe será responsável pela Introdução teórica e contextualização, fazendo participações de chamada dos trabalhos (mestres de cerimônia e apoio e organização. Equipe PesquisAção.

Equipe Objetos artísticos: imagens das páginas 50, 51, 76, 79, 60, 61 (Exposição)

     Equipe Máscaras e rituais p. 52, 53 e Esculturas de madeira p. 54, 55 (Exposição)

     Equipe Performance (Árvore da relembranças e instalação percursos da memória) p. 58, 59
     
     Equipe Contexto e criação – Pesquisa de Campo: 64-65;
     
     Equipe Tambor de Crioula: 66-67; (apresentação convidados)
     
    Equipe Danças Afro- brasileiras 68-69; 70-71; 72-73 – coreografias elaboradas pelos alunos.
   
    Equipe Pinturas e padrões p. 56, 57 (oficina de tatuagem removível com tinta para pele). Desfile de moda: “Black is beautiful” p. 75
    
    Equipe conexão (bancada de jornal): p. 74,75, 76, 77, 78
 
    Encerramento do projeto com a peça musical “Navio Negreiro Presente”: Baseada na música interpretada por Maria Betânia: Navio Negreiro/Um índio.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=DuP8jft4K3g

terça-feira, 10 de abril de 2018

"ELES ME ENCHEM DE ORGULHO!"

Olá! Vamos fazer uma retrospectiva do ano passado?





Embora muitas da vezes vocês se mostrem resistentes nas atividades práticas propostas durante as aulas de arte, o resultado invariavelmente é: criativo, consistente, crítico, surpreendente... Portanto, na verdade, a falta de interesse é as vezes só falta de confiança em si mesmo, medo e em alguns casos a preguiça  mesmo rsrs. 
Mas faz parte, eu, professora Monica, enquanto educadora de Artes Visuais, estou aqui para estimular e propor processos de criação, e vocês - me encherem de orgulho mesmo! 
Estarei aqui colocando alguns trabalhos (visto não poder postar todos, por questões de quantidade, já que são aproximadamente 450 alunos ao todo sob minha responsabilidade), não pretendendo aqui também fazer diferenciação qualitativa dos mesmos, mas uma exposição virtual simbólica de algumas ações de práticas artísticas, oriundas de conteúdos estudados em sala de aula durante o ano de 2017. As propostas partem de estudos de: representações do corpo na Idade Média e Renascimento, perspectiva, Modernismo no Brasil, as Vanguardas Europeias e técnicas de escultura em Sabão. 

  • PERSPECTIVAS DO COTIDIANO
Proposta lançada de realização fotográfica com uso do celular e utilização de aplicativos de manipulação da imagem disponíveis em aplicativos de Smartfones. O motivo foi a pesquisa da lei da perspectiva linear, usada pelos renascentistas, só que em criações visuais digitais. Os trabalhos a seguir partem dessa orientação.

Fonte: Livro Arte em Interação


                            



























  • MADONAS
Estudos feitos sobre o Renascimento também originaram os exercícios de releituras realizados a partir de uma atividade proposta pelo livro didático Arte em Interação, p. 178. Na atividade a proposta intitulada "Visões do Corpo" pede-se que se faça uma análise comparativa entre duas obras de temática -  Madona, só que uma imagem do período do Renascimento e outra da Idade Média. Ver imagem abaixo.
Fonte: Livro Arte em Interação

Então, os alunos poderiam criar trabalhos de releitura respeitando a temática, e usando as tecnologias disponíveis e o contexto mais próximo as suas "realidades". Os resultados foram produções que abordaram o aborto, a mendicância, a gravidez na adolescência, o uso de drogas, etc.












VANGUARDAS EUROPEIAS 

Paralelamente aos estudos sobre as Vanguardas Europeias com alunos do 3º ano, houve a proposta de realização de um trabalho prático sobre os temas de cada equipe. Os temas foram: 

  • Dadaísmo 








  • Arte Pop



 



  •  Surrealismo 


 
                                                                                       

  • Fovismo



 

  • Futurismo




  • Cubismo





Modernismo no Brasil

 



Faltam trabalhos não cedidos pelos alunos para exposição, e também muitos alunos não realizaram a atividade proposta, logo, essa é uma amostragem do que foi possível catalogar para uma exposição a ser realizada com o título: Eles me enchem de orgulho! (data e local em planejamento ainda).

Esse ano, outros trabalhos criativos de alunos audaciosos, talentosos e inventivos surgirão... aguardem!