domingo, 25 de janeiro de 2015

Obras de Referência para o Trabalho de Releitura

Agora irei iniciar com as postagens de algumas reproduções de obras de arte que são referentes aos movimentos de arte que fazem parte do nosso conteúdo programático do 2º ano.

A primeira reprodução é do artista Caravaggio, um expoente da pintura barroca, que soube utilizar o contraste do claro-escuro e o uso de pessoas simples como modelos de suas pinturas, como podemos observar na obra "O tocador de alaúde".


A outra imagem escolhida "Moça com brinco de pérola", também faz parte do Movimento Barroco, porém, do barroco holandês. O artista trata-se de Vermeer, autor de pinturas com temas da vida privada e dos costumes da Holanda à época. 



O Rococó foi um desdobramento do Barroco, porém com temas mais leves. Na pintura apresentada a seguir,  o tema é relacionado a vida cortesã e foi realizado pelo artista Jean-Honoré Fragonard.

                                                                       O balanço


No Neoclassicismo, temos um artista que foi considerado o pintor da Revolução Francesa por registrar fatos históricos ligados à vida do imperador, seu nome, Jacques-Louis David. O trabalho aqui apresentado deste artista, trata-se de uma cena da morte de seu amigo Marat.

A morte de Marat

Jean Auguste Dominique Ingres foi aluno de David e conserva as tendências neoclássicas realizando composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens. A pintura Banhista de Valpinçon é um exemplo do domínio de seu desenho e apuro técnico na pintura do nu.


O Romantismo surge na agitação de fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa. A pintura "A Liberdade Guiando o Povo" de Eugène Delacroix vem deste contexto histórico. Já enquanto estilo, o romantismo irá de encontro as orientações do neoclassicismo, movimento antecessor e irá buscar a livre expressão da personalidade do artista.


Outro representante do Romantismo, no gênero paisagem é John Constable, que retrata uma natureza serena e conhecida dos tempos de infância. A pintura "A Carroça de Feno" é um belo exemplo de sua obra. 



O Realismo, surge no momento que diante de uma nova postura do homem que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico, logo, o artista também buscará esse realismo, deixando as visões subjetivas e emotivas da realidade. O artista deixará os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários em troca de temas de uma realidade imediata, como da pintura social que denunciaria as desigualdades oriundas da industrialização. Gustave Courbet traz o trabalhador como tema para sua pintura, como podemos ver em "Moças peneirando trigo". 


Por hoje é só, na próxima postagem estarei apresentando imagens do Impressionismo, Pós-Impressionismo e os Movimentos das Vanguardas Europeias.

Aguardem...

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