terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O Impressionismo

Esse é um movimento artístico que iniciaria a quebra de paradigmas nas concepções estéticas que revolucionariam a pintura do século XX.
O efeito da luz sobre os objetos será o alvo desse grupo de artistas, que procuraram registrar os efeitos da luz solar num determinado momento.
 Édouard Manet causou polêmica com o seu quadro Almoço na Relva, por causa da presença de uma mulher nua junto a dois homens vestidos, como podemos verificar na imagem abaixo

Claude Monet, na obra Impressão Nascer do Sol, não tem a pretensão de reproduzir fielmente a realidade, mas de captar a cena com a neblina da manhã, ou seja, sua luminosidade.

O Impressionismo em sua fase final terá o surgimento de uma nova tendência, a técnica do Pontilhismo ou Divisionismo, porque as imagens seriam representadas por minúsculos pontos coloridos. Nessa tendência, um dos quadros mais famosos é O Circo, do  artista Georges Seurat.



Na próxima postagem já será disponibilizado os Movimentos da Arte Moderna.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não devem ser ofensivos e de cunho preconceituoso referentes a credo, raça, religião, política, orientação sexual e time de futebol.