Caros Alunos do 3º ano do CETI Domingos Vieira Filho
Bem Vindos!
Iniciamos o ano letivo de 2019 com estudos sobre a sintaxe visual e para facilitar, escrevi esse primeiro texto para que todos possam ler e estudar na hora e local que puderem.
Texto 1
ANÁLISE DAS ARTES VISUAIS A PARTIR DA
SINTAXE DA LINGUAGEM
Prof.º Monica Rodrigues de Farias[1]
A arte é uma forma de linguagem,
e como tal tem funções de comunicação e expressão. Por isso podemos afirmar que
existem quatro linguagens básicas da arte: o teatro, a dança, a música e as
artes visuais. As técnicas das artes visuais: desenho, gravura, pintura,
escultura, artesanato, arquitetura, arte urbana, instalação, colagem,
fotografia, cinema, web art, etc.
As artes visuais
possui uma sintaxe e assim como é preciso aprender os componentes da linguagem
escrita para melhor entendê-la, assim se faz com o alfabetismo visual. É
importante lembrar que “a informação visual é o mais antigo registro da
história humana” (DONDIS, 1997, p. 7).
A atual escrita
passou por estágios de abstração de símbolos pictóricos e hieróglifos ao
alfabeto que conhecemos hoje. No alfabetismo visual é preciso entender que mesmo
sendo natural a visão, a eficácia “só pode ser alcançada através do estudo” (ibid,p
16).
O alfabetismo visual
é necessário para melhor compreender a mensagem visual, para isso existem os
Elementos Básicos da Linguagem Visual. A informação visual é percebida por nós e
influenciada por estados psicológicos, condicionamentos culturais e
expectativas ambientais, por conta desta complexidade de sua sintaxe, não pode
ser um sistema “tão lógico e preciso quanto a linguagem” (ibid, p. 19).
Os Elementos da
Linguagem Visual são as ferramentas para todo tipo de comunicação visual, que
são: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a escala ou
proporção, a dimensão e o movimento. São esses elementos em combinações das
mais variadas que expressaram todas as manifestações visuais que conhecemos.
Ao analisar uma
imagem visual[2],
é preciso perceber os elementos visuais presentes e como se inter-relacionam
para criar diferentes mensagens iconográficas com significados formais e
estéticos. É necessário também perceber em que período histórico pertence e as
interpretações pessoais que a imagem pode despertar ao leitor visual.
COMO
ANALISAR UMA IMAGEM
Para fazer uma análise mais criteriosa
da imagem é necessário perceber certos dados técnicos:
1.
Sobre
a legenda: autor (artista), título da produção artística, data de execução,
qual suporte foi feito a produção artística, dimensões (tamanho real), local de
destino atual (museu, galeria, acervo particular, desaparecido, espaço urbano,
etc.).
2.
Sobre
o autor/artista: data e lugar de nascimento e morte, origem social, formação, outras
produções e curiosidades relevantes.
3.
Sobre
o estilo: se é figurativo ou abstrato. Se figurativo for figurativo: religiosa,
histórica, mitológica, alegórica, retrato, autorretrato, paisagem, natureza-morta
e marinha.
Esse
é o início do exercício de leitura de imagem, há outros segmentos a serem
observados na imagem, mas isso será tema para os próximos estudos.
Referencia
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
[1] Mestra em Artes,
Especialista em Artes Visuais e Professora de Arte graduada pela Universidade
Federal do Maranhão. Texto para trabalho com alunos do 3º ano do Ensino Médio
CETI Domingos Vieira Filho, 2019.
[2] O termo a “imagem visual”
substitui o termo “Obra de Arte”, por ficar mais adequado as produções
artísticas contemporâneas e a cultura visual.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto 2
ANÁLISE ESTÉTICA DA IMAGEM
Monica Rodrigues de Farias[1]
A ANÁLISE ESTÉTICA
É formada
pela análise formal e técnica, e de conteúdo (caráter simbólico). A imagem é
aberta a várias leituras, que não se anulam e podem ser feitas em diferentes momentos.
Análise Formal, segundo Dondis (1997, p.
51):
Não se devem
confundir os elementos visuais com os materiais ou meios de expressão, a
madeira ou a argila, a tinta ou o filme. Os elementos visuais constituem a
substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha,
a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
A Análise
dos aspectos formais da imagem devem levar em consideração a composição dos elementos
visuais, exemplos:
·
Quais tipos de linhas que fazem parte da obra e qual
significação passam? São geométricas ou orgânicas? Há perspectiva linear? Qual a
função da linha? Sua espessura e forma? Os contornos são nítidos? Tem papel fundamental
ou acessório?
·
As cores são dominantes? Quentes? Frias? Análogas?
Complementares?
·
A luz é uniforme ou concentrada em uma cena ou figura?
Qual seu efeito?
DIMENSÕES DA LEITURA DO OBJETO ARTÍSTICO
·
Histórica – contexto histórico refletidos na obra (conhecimentos
de história da arte).
·
Sociológica/Cultural – informações da sociedade a qual
a obra pertence (transformações históricas, filosóficas e científicas.
·
Materialidade – uso de técnicas e materiais
expressivos que foram utilizados.
·
Formal – resultado imagético composto pelos elementos da
linguagem visual (cor, desenho, luz, perspectiva, composição, etc.).
NÍVEIS DA LEITURA VISUAL
·
Leitura sensorial – descritiva das formas apresentadas
·
Leitura Cognitiva – uso de conhecimentos históricos,
científicos, socioculturais e estéticos
·
Leitura afetiva – questões subjetivas de aceitação ou
rejeição do leitor visual
RELEITURA – é o fazer artístico, transformação da crítica em
atividade artística.
[1]
Mestra em Artes,
Especialista em Artes Visuais e Professora de Arte graduada pela Universidade
Federal do Maranhão. Texto para trabalho com alunos do 3º ano do Ensino Médio
CETI Domingos Vieira Filho, 2019.
Material Complementar
Quadro Explicativo sobre Passos para a Análise Estética
Fonte: https://www.historiadasartes.com/olho-vivo/analise-estetica/o-que-e/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não devem ser ofensivos e de cunho preconceituoso referentes a credo, raça, religião, política, orientação sexual e time de futebol.