domingo, 24 de fevereiro de 2019

Ano Letivo 2019


Caros Alunos do 3º ano do CETI Domingos Vieira Filho

Bem Vindos!

Iniciamos o ano letivo de 2019 com estudos sobre a sintaxe visual e para facilitar, escrevi esse primeiro texto para que todos possam ler e estudar na hora e local que puderem.  

Texto 1

ANÁLISE DAS ARTES VISUAIS A PARTIR DA SINTAXE DA LINGUAGEM

Prof.º Monica Rodrigues de Farias[1]

A arte é uma forma de linguagem, e como tal tem funções de comunicação e expressão. Por isso podemos afirmar que existem quatro linguagens básicas da arte: o teatro, a dança, a música e as artes visuais. As técnicas das artes visuais: desenho, gravura, pintura, escultura, artesanato, arquitetura, arte urbana, instalação, colagem, fotografia, cinema, web art, etc.
As artes visuais possui uma sintaxe e assim como é preciso aprender os componentes da linguagem escrita para melhor entendê-la, assim se faz com o alfabetismo visual. É importante lembrar que “a informação visual é o mais antigo registro da história humana” (DONDIS, 1997, p. 7).
A atual escrita passou por estágios de abstração de símbolos pictóricos e hieróglifos ao alfabeto que conhecemos hoje. No alfabetismo visual é preciso entender que mesmo sendo natural a visão, a eficácia “só pode ser alcançada através do estudo” (ibid,p 16).  
O alfabetismo visual é necessário para melhor compreender a mensagem visual, para isso existem os Elementos Básicos da Linguagem Visual. A informação visual é percebida por nós e influenciada por estados psicológicos, condicionamentos culturais e expectativas ambientais, por conta desta complexidade de sua sintaxe, não pode ser um sistema “tão lógico e preciso quanto a linguagem” (ibid, p. 19).
Os Elementos da Linguagem Visual são as ferramentas para todo tipo de comunicação visual, que são: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a escala ou proporção, a dimensão e o movimento. São esses elementos em combinações das mais variadas que expressaram todas as manifestações visuais que conhecemos.
Ao analisar uma imagem visual[2], é preciso perceber os elementos visuais presentes e como se inter-relacionam para criar diferentes mensagens iconográficas com significados formais e estéticos. É necessário também perceber em que período histórico pertence e as interpretações pessoais que a imagem pode despertar ao leitor visual.

COMO ANALISAR UMA IMAGEM

Para fazer uma análise mais criteriosa da imagem é necessário perceber certos dados técnicos:
1.      Sobre a legenda: autor (artista), título da produção artística, data de execução, qual suporte foi feito a produção artística, dimensões (tamanho real), local de destino atual (museu, galeria, acervo particular, desaparecido, espaço urbano, etc.).
2.      Sobre o autor/artista: data e lugar de nascimento e morte, origem social, formação, outras produções e curiosidades relevantes.
3.      Sobre o estilo: se é figurativo ou abstrato. Se figurativo for figurativo: religiosa, histórica, mitológica, alegórica, retrato, autorretrato, paisagem, natureza-morta e marinha.
Esse é o início do exercício de leitura de imagem, há outros segmentos a serem observados na imagem, mas isso será tema para os próximos estudos.

 Referencia

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.



[1] Mestra em Artes, Especialista em Artes Visuais e Professora de Arte graduada pela Universidade Federal do Maranhão. Texto para trabalho com alunos do 3º ano do Ensino Médio CETI Domingos Vieira Filho, 2019.
[2] O termo a “imagem visual” substitui o termo “Obra de Arte”, por ficar mais adequado as produções artísticas contemporâneas e a cultura visual.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Texto 2


ANÁLISE ESTÉTICA DA IMAGEM
Monica Rodrigues de Farias[1]
A ANÁLISE ESTÉTICA
É formada pela análise formal e técnica, e de conteúdo (caráter simbólico). A imagem é aberta a várias leituras, que não se anulam e podem ser feitas em diferentes momentos.

Análise Formal, segundo Dondis (1997, p. 51):
Não se devem confundir os elementos visuais com os materiais ou meios de expressão, a madeira ou a argila, a tinta ou o filme. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

A Análise dos aspectos formais da imagem devem levar em consideração a composição dos elementos visuais, exemplos:

·         Quais tipos de linhas que fazem parte da obra e qual significação passam? São geométricas ou orgânicas? Há perspectiva linear? Qual a função da linha? Sua espessura e forma? Os contornos são nítidos? Tem papel fundamental ou acessório?
·         As cores são dominantes? Quentes? Frias? Análogas? Complementares?
·         A luz é uniforme ou concentrada em uma cena ou figura? Qual seu efeito?

DIMENSÕES DA LEITURA DO OBJETO ARTÍSTICO

·         Histórica – contexto histórico refletidos na obra (conhecimentos de história da arte).
·         Sociológica/Cultural – informações da sociedade a qual a obra pertence (transformações históricas, filosóficas e científicas.
·         Materialidade – uso de técnicas e materiais expressivos que foram utilizados.
·         Formal – resultado imagético composto pelos elementos da linguagem visual (cor, desenho, luz, perspectiva, composição, etc.).

NÍVEIS DA LEITURA VISUAL

·         Leitura sensorial – descritiva das formas apresentadas
·         Leitura Cognitiva – uso de conhecimentos históricos, científicos, socioculturais e estéticos
·         Leitura afetiva – questões subjetivas de aceitação ou rejeição do leitor visual

RELEITURA – é o fazer artístico, transformação da crítica em atividade artística.


[1] Mestra em Artes, Especialista em Artes Visuais e Professora de Arte graduada pela Universidade Federal do Maranhão. Texto para trabalho com alunos do 3º ano do Ensino Médio CETI Domingos Vieira Filho, 2019.
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Material Complementar

Quadro Explicativo sobre Passos para a Análise Estética
Fonte: https://www.historiadasartes.com/olho-vivo/analise-estetica/o-que-e/