domingo, 6 de maio de 2018

Sugestões para cada equipe do Projeto Culturas Híbridas

Olá Alunos do 3º ano

Estarei colocando algumas orientações para cada equipe do projeto Culturas Híbridas, de forma que esclareça uma pouco mais as atividades que vocês deverão realizar para esse trabalho. 

1. A equipe de Introdução/mediação indígena deve pensar em como apresentar a de forma geral o tema, e depois fazer a pergunta "Por que estudar as culturas indígenas?"e esse conteúdo aparece na página 14-15. Quando falar da matriz indígena, buscar muitas imagens que ilustrem essas etnias, inclusive com povos indígenas do Maranhão. Pensar em como encontrar essas imagens: pela internet, no Museu de Arqueologia e Etnologia do Maranhão? Pensar em como organizar os colegas na sala que haverá a apresentação, o roteiro das apresentações de todas as equipes, ornamentação, camisas com arte do projeto, e tudo que será necessário na opinião de vocês.
2. A equipe conexões indígenas p.  40, 41(indígena) 74, 75(africana): essas duas equipes devem ser compostas pelos alunos do teatro de preferência, e a ideia é a bancada de jornal, com várias chamadas durante as apresentações dos trabalhos, pode ter a encenação trazendo informações pertinentes sobre história, curiosidades, informações sobre a cultura indígena e africana de forma lúdica (cênica).
3. Mapa Conceitual indígena é fazer um mapa do Maranhão com uso de tecnologias (computador - Word, Power Point, outros recursos), pode ser um banner ou através da feitura manual desenho em papel pardo, cola, imagens, etc. As imagens devem ser de preferência com referência a cultura indígena no Maranhão.
4. Arte e Artefatos indígenas/adorno corporal (arte plumária) e pintura corporal indígena p. 20, 21, 22, 27 - buscar fazer uma catalogação de todos os objetos (artefatos indígenas e arte plumária que possam fazer parte de uma exposição), lembrar que cada objeto que fizer parte da exposição, terá que ter uma ficha técnica com informações como: o que é, origem - etnia, material utilizado, para que serve = função do artefato, e outras informações possíveis. A pintura corporal também deve ser pesquisada e de preferência executada com uso de tintas antialérgicas e grafismos indígenas.
5. Objetos de arte contemporânea - indígena é para criação artística (instalação ou outra técnica de escolha) p. 24-25, 44-45 (usar os exemplos das páginas citadas para pensar no trabalho pessoal). 
6. Rituais p. 26, 28 e 29 é uma proposta de pesquisa de campo, buscando nos links dos sites disponibilizados nas páginas do livro 26, ler as propostas nas páginas e verificar a possibilidade de execução p. 28-29). Pensar na forma de apresentação dessas pesquisas originadas dessas fontes orientadas.
7. Canto e instrumentos indígenas p. 36-37 é uma pesquisa teórica a ser realizada buscando os links disponibilizados nas páginas indicadas.  Trazer os resultados dessa pesquisa de forma criativa para apresentação, e as sonoridades principalmente, e se possível, buscar fontes sobre os cantos e instrumentos indígenas dentro das etnias indígenas do Maranhão.

8. A equipe de Introdução/mediação africana Assim como no caso da indígena depois fazer uma introdução geral - usar imagens diversas da cultura africana slides show- páginas de referência 48-49 e fazer uma pergunta "Por que estudar as culturas africanas?"e esse conteúdo aparece na página 50-51. Quando falar da matriz africana, buscar muitas imagens que ilustrem essas etnias, inclusive descendentes Negro. Pensar em como encontrar essas imagens: pela internet, no Museu - Cafua das Mercês em São Luís? Pensar em como organizar os colegas na sala que haverá a apresentação, o roteiro das apresentações de todas as equipes, ornamentação, camisas com arte do projeto, e tudo que será necessário na opinião de vocês.
9. A equipe conexões africanas  74, 75 (africana): essas duas equipes devem ser compostas pelos alunos do teatro de preferência, e a ideia é a bancada de jornal, com várias chamadas durante as apresentações dos trabalhos, pode ter a encenação trazendo informações pertinentes sobre história, curiosidades, informações cultura africana de forma lúdica (cênica).
10. Objetos artísticos cultura africana p. 50, 51, 60, 61 76 - obra MACAÚBAS, 79, (exposição) - Olhar os vários exemplos de obras artísticas que aparecem nessas páginas, pesquisar na internet mais detalhes dessas obras ou outros exemplos, planejar trabalhos artísticos com base no que foi visto e nos temas e propostas que pretendem abordar.
11. Máscaras e rituais e Esculturas de Madeira p. 52-53 é estudar e pesquisar vários exemplos de máscaras africanas, e seus significados. Verificar a técnica do papel machê no Youtube, e buscar selecionar o material necessário para a confecção de máscaras afriacanas (cola branca escola -muita, papel de revista, balão de aniversário, tintas e pincéis), é preciso que cada componente tenha um modelo em mãos para a realização da atividade que será prática e teórica (haverá a apresentação do tema no dia da apresentação) e uma exposição de máscaras africanas. Em esculturas de madeira p. 54- 55 - estudar e pesquisar teoria e imagens disponibilizadas nas páginas e fazer esculturas africanas em sabão de andiroba, para uma exposição de miniaturas de esculturas de sabão.
12. Performance - Árvore de relembranças e instalação  p. 58-59. pesquisa das páginas mencionadas para entender a proposta da atividade prática "árvore da memória". A obra na imagem da p. 59 chama-se "Árvore do esquecimento" - observar a proposta desse trabalho para saber conceber o trabalho a ser realizado. 
13. Contexto e Criação - A dança da África no Brasil - p. 64-65. Trabalho Teórico Pesquisa bibliográfica e de campo a ser apresentada de forma criativa e do tema relacionado ao estado do Maranhão.
14. Danças Afro - brasileiras p. 68-69, 70-71, 72-73 - essas páginas servirão de fundamentação teórica para a criação coreográfica do Musical a ser apresentado no final do projeto. Mas a parte teórica desse tema deverá ser apresentado também, por isso é preciso estudo e organização da apresentação teórica. A letra da música de Maria Betânia - Navio Negreiro/Índio (já fiz essa postagem da letra da música e do áudio no blog). De posse dessas informações, pensar nas possibilidades coreográficas para os dois momentos: africa/navio negreiro e indígena. Desenhar mentalmente a coreografia, criar a proposta, dividir os papeis, criar, ensaiar.
15. Tambor de Crioula - esse tema será acrescentado a apresentação teórica de danças africanas, como exemplo da cultura maranhense com a influencia da cultura africana. p. 66-67.
16. Pinturas e Padrões - p. 56-57 pesquisar padrões variados de estamparia africana - pintura em tecido será a atividade prática. Ou coleta de tecidos e roupas com estamparias com esses tipos de padrões. Estudar a parte teórica do assunto. Esses tecidos e roupas servirão como material para o desfile "Black is beautiful"p. 75 - pesquisando a moda étnica, cabelo e maquiagem negra. Trazer várias imagens para slides ou fotografias. 
17. Música - letra da música de Maria Betânia - Navio Negreiro/Indio (já fiz essa postagem da letra da música e do áudio no blog). De posse dessas informações, pensar nas possibilidades sonoras a serem realizadas com uso de instrumentos para ser a base da peça musical. Organizar quem fará cada papel, onde e como ensaiar, ter familiaridade com a música), reinventar, criar.
18. Teatro - Os alunos dessa equipe podem escolher entre participar do grupo Conexões (procurar descrição já feita dessa tarefa)- que farão parte da realização de apresentação cênica do telejornal. Ou podem fazer parte do corpo do musical, tendo que seguir as mesmas orientações dadas aos alunos de música e dança. Fazer logo a escolha.

Bem, para agora acho que já deve ajudar um pouco nos encaminhamentos das providências de estudo e ações práticas a serem realizadas. Não esquecer que nessa semana, nas aulas dos dias 09, 10 e 11 de maio, vocês terão a atividade avaliativa a ser realizada em duas etapas, pelo planejamento e o resultado das decisões coletivas sobre o projeto. Então, se organizem e bom trabalho.












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